quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que é Tribal Marketing?

O consumo, na qualidade de novo mito tribal, transformou a moral do mundo contemporâneo segundo Baudrillard. Os consumidores já não são o que eram e o consumo mudou a forma como todos se relacionam entre si, a forma como as pessoas se percepcionam e o modo como todos agem socialmente...
Assim surge o Tribal Marketing, que consiste em perceber como se agrupam as pessoas socialmente dentro e fora das organização, existem tribos por todo o lado...nas salas de aula, nas organizações, nos estádios de futebol, estão por todo o lado! Todas elas anseiam por liderança, e é isso que esperam, que surja um líder para liderar a sua tribo. É ai que as empresas devem começar a actuar - criar as suas tribos e liderá-las. Basta pensar no caso do Obama, que soube melhor que ninguém angariar milhões de dolares num dia, pedindo aos seus seguidores para se unirem para alcançarem o objectivo a que se propuseram!
Segundo Seth Godin, autor do livro "Tribos: Precisamos de um líder": "As tribos são grupos de pessoas reunidas em torno de uma ideia, em constante ligação entre elas. As tribos põem o mundo a funcionar (...). A web gerou milhões de grupos e criou mecanismo que permitem transmitir-lhes qualquer mensagem numa questão de segundos."
O marketing tribal tem como principal objectivo fortalecer os laços existentes com o consumidor, o consumo torna-se agora algo de especial, com um cunho acima de tudo emocional e pessoal. Esta estratégia de marketing preocupa-se em explorar o lado sentimental dos seus clientes, pondo de parte o lado racional até agora mais utilizado e reconhecido como de maior interesse. Preocupa-se em analisar a personalidade, as motivações, os sentimentos da sua tribo ou público-alvo, acima de tudo a personalizar cada vez mais os seus produtos ou serviços em prol da sua tribo.
O marketing tribal aposta no consumo como algo SAGRADO em oposição ao consumo banal em que vivemos, criando assim espaço para que as necessidades secundárias tomem o poder, daí se tornar um consumo restrito, personalizado, como se dum ritual se tratasse.
Quais as vantagens?
  • A maior vantagem desta técnica é sem dúvida a segmentação que permite dos indíviduos, a comunicação é direccionada exclusivamente para uma tribo, para um conjunto de específico de pessoas que reúnem características próprias. Tudo é desenvolvido entendo em considerar a sua unicidade o que permite fortalecer os laços entre as marcas e os indíviduos. É sem dúvida um bom esforço para a fidelização.

Quais as desvantagens?

  • Tudo o que é sagrado pode ser utilizado como um factor positivo para um esforço de aproximação entre todas as partes. No entanto, é um tema sensível...estamos a "jogar" com elementos emotivos, sensíveis, ideais que regem a vida destas tribos. Utilizá-los, pode ser visto como um acto de profanação e gerar um descontentamente generalizado.
A título de curiosidade, deixo um vídeo explicativo sobre Tribal Marketing:



Exemplo de Tribal Marketing:


Aqui está um exemplo de uma tribo - Star Wars. São grupos de pessoas que vivem intensamente os filmes da saga Star Wars, que acompanham todas as novidades em termos de merchadising, lançamentos de materiais para coleccionadores, bandas sonoras e reunem-se em grupos onde partilham a sua experiência e debatem a importância dos filmes na sua vida. O grupo de fãs do Star Wars comemora as suas personagens favoritas, vestindo as mesmas roupas, utilizando as mesmas expressões dos diálogos dos filmes, consideram que se trata mais de um grupo, eles adoptam a filosofia dos filmes: "Remember: the Force will be with you…always."Obi-Wan Kenobi to Luke Skywalker in A New Hope.

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Bibliografia:

BAUDRILLARD, JEAN (2008) - A Sociedade de Consumo,Colecção Arte e Comunicação, Edições 70, Lisboa.
GODIN, Seth (2008) - Tribos: Precisamos de um líder, Editora Lua de Papel, Lisboa.
http://sethgodin.typepad.com/
http://www.starwars.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Portal:Star_Wars

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