quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que é Buzz Marketing?

O Buzz marketing é um instrumento que "espalha" a mensagem através do "passa a palavra". A própria génese da palavra "Buzzmarketing", diz-nos que BUZZ é: zumbir, sussurrar, espalhar (...).
Como definição: "O Buzz Marketing capta a atenção dos consumidores e dos media, até ao ponto em que falar da sua marca ou empresa se torna divertido, fascinante e digno de notícia." (in HUGHES, Mark, Buzz Marketing, Actual Editora, Lisboa, 2006 pp. 12).
No fundo trata-se de uma estratégia de marketing que encoraja indivíduos a espalharem uma mensagem de marketing para outros, criando assim um potencial para o crescimento exponencial, tanto na exposição como na influência da mensagem. Estas estratégias procuram promover rapidamente a multiplicação de uma mensagem por milhares de pessoas, da mesma que forma que um vírus altamente contagioso se espalha...a lógica é a mesma!
As mensagens de Buzz Marketing são ideias que se espalham nos e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou de forma planeada por um agente externo.
Como profissionais de marketing enfrentamos o desafio ou problema de procurar atingir os consumidores, cada vez mais resistentes à publicidade tradicional. Outra dificuldade que se assiste é a redução dos orçamentos, estes são cada vez mais reduzidos, no entanto as empresas esperam obter um retorno crescente...
Esta é sem dúvida uma estratégia com grande potencial de crescimento, que obriga as empresas e os profissionais de marketing a considerarem novas formas de passarem as suas mensagens com custos reduzidos.

Aqui fica o spot de divulgação do livro do Mark Hughes:


Quais as vantagens?
  • Para o Buzz Marketing o recurso a imaginação é ilimitado, por isso existem sempre ideias para se aplicar e a baixo custo para as empresas. Com esta estratégia, espalham-se rapidamente mensagens, burburinhos sobre a marca que ajudam a uma maior projecção.
Quais as desvantagens?
  • A difusão rápida das mensagens ou eventos que as organizações estão a executar, podem inverter a sua mensagem positiva para a empresa ou marca, isto porque, com a rapidez de propagação perde-se o controlo na qualidade de difusão que pode distorcer-se e tornar-se um aspecto negativo, gerando descredibilização para a empresa.
Exemplo de Buzzmarketing:
PULSEIRA NIKE LIVESTRONG LANCE ARMSTRONG

Esta pulseira espalhou-se por todo o mundo! De certeza que já nos cruzámos com alguém com uma no pulso... Esta moda começou entre desportistas, no entanto, rapidamente este acessório se tornou uma demonstração da luta contra o cancro. A ideia da pulseira surgiu do ciclista americano Lance Armstrong, que foi vítima de cancro. A doença nunca foi motivo para que ele desistisse do desporto e da vida. Depois de intensos tratamentos Armstrong recuperou e voltou a conquistar títulos, como por exemplo, o da Volta da França. Desde então o ciclista criou uma fundação de combate ao cancro, e uma das açcões da fundação foi a concepção da pulseira amarela. Esta apenas custa um dólar, e todo dinheiro com a venda da pulseira, reverte para as instituições que lutam contra o cancro. A pulseira é amarela porque para Armstrong, essa cor significa luta e esperança. Além disso, a pulseira tem impressa uma frase: “LiveStrong” (viva com força). A ideia tornou-se sucesso e ganhou adeptos em todo o mundo, todos que usam a pulseira deixam os nomes no site da campanha (www.wearyellow.com) e juntam-se ao pelotão “WearYellow”.
As pulseiras são vendidas em pacotes de dez e podem ser encomendadas nos sites de venda http://www.amazon.com/. Usar uma falsificação, não se enquadra no espirito da campanha, usar a pulseira não é apenas estar na moda, mas encabeçar uma campanha e uma ideia.

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Bibliografia:

HUGHES, Mark, Buzz Marketing, Actual Editora, Lisboa, Setembro 2006.
ROSEN, Emanuel, Buzz: Real-life Lessons in Word-of-Mouth Marketing, USA, 2008

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