quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que é Neuro Marketing?


O neuro marketing é um novo campo do marketing. Este é um campo ainda em desenvolvimento e na pesquisa que fiz, na procura de uma definição, constatei que ainda são poucas as referências a este campo do marketing...
O neuro marketing utiliza tecnologias ligadas à medicina para estudar as respostas do cérebro em simulações de marketing. Pode, por exemplo recorrer a uma ressonância magnética para obter respostas, ou seja, é um método científico que enquadrada o marketing e as ferramentas de comunicação numa explicação científica.
Segundo David Lewis (Na foto: reconhecido como o "pai do neuromarketing"): "O termo 'neuro marketing' foi cunhado na viragem do milénio. É relativamente novo. Nos Estados Unidos essa disciplina desenvolveu-se em torno de uma técnica chamada FMRI Functional Magnetic Resonance Imaging."
Estes estudos permitem conhecer os consumidores através das suas reacções neurologicas, isto é, através da análise a reacções que acontecem nas diferentes regiões do cérebro quando expostos a estímulos variados, que podem ser em relação a um produto, cor, música, informação...
Em Fevereiro de 2008, David Lewis, esteve no Porto, a demonstrar como o cérebro escolhe o que consome. A "cobaia" - Isabel foi monitorizada no seu processo de compras num hipermercado. Com fios ligados à cabeça e uma pequena camera escondida nos óculos escuros, que foi captando e registando as reacções do seu cérebro a tudo o que viu, sentiu e ouviu num receptor colocado na sua mala, Lewis analisou as reacções do cérebro de Isabel enquanto esta fez as suas compras.
O neuro marketing, como referi anteriormente é um tema em exploração e com um vasto campo de estudo e será certamente um dos temas mais desenvolvido nos próximos anos pela sua complexidade e pelo mistério que existe em redor do cérebro humano.
Com a introdução destas técnicas inovadoras espera-se que os mistérios da mente do consumidor comecem a ser desvendados...
Afirma Lewis: "Acredito que existem vários interruptores no cérebro que podem ser pressionados para que a venda seja mais bem feita. Há regiões do cérebro, como a límbica (a mais antiga) que estão centradas em emoções muito poderosas: alegria, medo, nojo. O produto deve ser apresentado de maneira a produzir uma destas emoções. A segunda questão é que a mensagem tenha origem numa fonte de confiança. Daí o poder das marcas. O terceiro elemento é que a mensagem seja transmitida de forma simples e rápida.
É por isso que o neuro marketing é importante, permite saber qual o melhor produto ou qual o melhor design. Não estamos ligados a estudos qualitativos. O nosso negócio dedica-se a questões quantitativas."
Quais as vantagens?
  • A possibilidade obter informação fidedigna sobre os desejos dos consumidores, todos os inputs recolhidos são o espelho da sua vontade. É a possibilidade de personalização plena, cada cliente é um cliente e os dados que dispomos sobre ele demonstram a sua unicidade.
Quais as desvantagens?
  • O desenvolvimento a nível de tecnologia pode ser um constrangimento e pedir ao consumidores/ clientes para se submeterem a uma análise desta natureza, é o mesmo que pedir-lhes para nos entregarem o seu ADN...não é uma partilha fácil!
Exemplo de Neuro marketing: Ikea instalou o “Sovhotell"

Neste exemplo trata-se de uma experiência sensorial de marketing, mas no fundo, esteve-se sempre a testar as reacções dos clientes, neste caso em relação às almofadas do IKEA! Se o Sr. Lewis tivesse estado no local, poderia ter obtido resultados interessantes, como: qual dos modelos de almofadas proporciona um melhor sono, conforto, suavidade...
"O Ikea instalou o “Sovhotell” - hotel do sono - num dos centros comerciais de Estocolmo. O Sovohotell tem um balcão na recepção onde os hóspedes podem solicitar 15 minutos de uma “soneca” e é-lhes entregue uma máscara para os olhos e uns auriculares para que não ouçam o barulho típico de um centro comercial. Têm ainda acesso a vários tipos de almofadas para que possam disfrutar de diferentes estilos de sono." (http://www.brandingsensorial.com/?tag=neuromarketing)
Esta iniciativa teve como objectivo: assegurar que os clientes possam sentir a marca num ambiente diferente através de uma experiência que não está directamente relacionada com o consumo mas que simultaneamente permite aos clientes se relacionarem com os produtos.

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Fonte: Revista Exame (Marketing: O espelho da mente - Inês Cunha Direito Sexta-feira , 1 Fevereiro 2008

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