quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que é Punk Marketing?

No livro Punk Marketing os autores Richard Laermer e Mark Simmons, definem esta nova estratégia de marketing como: Punk Marketing é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das corporações para os consumidores”. A ideia que os autores defendem é a de que o marketing tradicional e os seus profissionais darão um "grito de revolta", para acompanharem as mudanças e se manterem atentos às novas tendências de marketing, como uma afirmação de vida que fervilha nas suas veias!
O Punk marketing apresenta-se como uma maneira ousada de se fazer as coisas, uma maneira de quebrar ideias pré-estabelecidas, rejeitar verdades tidas como absolutas, mais que um estilo de vestir é uma forma de agir, onde o consumidor é que manda!
Os autores expõem no seu livro 15 Ideais do movimento Punk Marketing, são eles:
1º: se não arriscar morre
2º: desafie as regras da indústria
3º: não tente agradar a todos
4º: não ceda aos clientes
5º: não seja controlador
6º: nunca perca a honestidade
7º. crie inimigos
8º: deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca
9º: pense à frente dos rivais
10º: não se deixe iludir pela tecnologia
11º: mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas
12º: comunique com simplicidade
13º: aposte na qualidade, em detrimento da quantidade
14º: use novas ferramentas de marketing
15º: interrogue-se constantemente
Espera-se irreverência e confronto, ousadia, espírito crítico e de desafio e não a busca de ideias e técnicas novas, propõem experiências inspiradoras! Assumir que estamos numa guerra aberta e que vamos enfrentar os nossos inimigos com atitudes inesperadas...
Como Manifesto, encontrei na minha pesquisa a seguinte frase: Do punk/Think Punk. No fundo o que se propõem é uma atitude onde: Agir, pensar, ser assumem o compromisso com esta forma de estar no mercado - “o fazer a diferença”.
Esta técnica de comunicação, pretende quebrar a monotonia que as várias formas de marketing geram, é ser diferente, é fazer com que o consumidor seja seduzido a explorar algo que ainda não viu…
Quais as vantagens?
  • Mostrar novas perspectivas de vida, ideias...abre o leque de possibilidade, uma vez que pretende expor as mensagens de forma diferente. Ao usar-se esta técnica, as empresas, consumidores ou pessoas, estão a marcar uma posição, uma abertura para a mudança.

Quais as desvantagens?

  • Os preconceitos, as barreiras culturais, assumir mensagens fortes que mexem com as pessoas e que chocam, pode virar-se contra as marcas/empresas. Exige todo um trabalho de construção e alteração de mentalidades, que nem sempre é fácil...ou imediato.


Exemplo de Punk Marketing:

Esta campanha foi promovida pela Act Up Paris para a divulgação da luta contra a sida. Pelo choque que a imagem causou, o cartaz da campanha institucional contra a propagação do vírus da sida entre os homossexuais, foi considerado demasiado explícito e vetada a sua divulgação. A Act Up Paris, criticou a censura já que, segundo dizem: "este tipo de incómodo depende se aparecem gays ou heterossexuais nos anúncios. O grupo exigiu que continue a divulgação da campanha tanto nos meios gays como nos outros meios de comunicação e que o Instituto Nacional de Prevenção e Educação para a Saúde e o Ministério da Saúde condenem o veto da campanha por parte da Associação de Profissionais por uma Publicidade Responsável.”
Em género de conclusão podemos afirmar que o Punk Marketing é perceber que o consumidor tem mais poder do que alguma vez imaginamos, não nos procura – nós é que temos de “lutar” para o atingir. O exemplo que apresentei mostra isso mesmo, o ser “politicamente incorrecto” está visível nesta publicidade, passar uma mensagem de uma forma inesperada e como nunca ninguém a viu, desafiando todos os preconceitos para atingir um fim maior.

-----
Fonte: www.meiosepublicidade.pt/2008/01/04/franca-censura-cartaz-sobre-sida-entre-homossexuais/
SIMMONS, Mark e LAERMER, Richard, Punk Marketing, Editora Lua de Papel, Lisboa, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário